Perda de Cabelo Feminina

Tudo que você precisa saber sobre a perda de cabelo femininaBeleza - Até 40 por cento das mulheres terão algum grau de perda de cabelo ao longo da vida. Aqui estão as melhores soluções para manter bloqueios saudáveis.

Pesquisas mostram que normalmente perdemos até 100 fios por dia, pois nossos folículos passam por ciclos constantes de crescimento, repouso e descamação.
Mas algumas mulheres podem começar a notar maior queda de pêlos do que o normal, especialmente quando ficam mais velhos. A razão mais comum para a perda de cabelo geralmente ocorre após a menopausa e é chamada de calvície de padrão feminino. "Feminino" é a chave aqui, porque o padrão difere dos machos. Enquanto os homens podem encontrar a linha de frente dos cabelos recuando, para as mulheres, a perda de cabelo aparece como um alargamento da parte central ou lateral, ou um desbaste geral que revela mais couro cabeludo na coroa. Calvície de padrão feminino é uma condição hereditária que é transmitida por um dos pais.

Outra causa da perda de cabelo é a alopecia areata, em que as mexas de cabelo caem sem uma explicação clara. "Acredita-se que seja um problema imunológico, mas é uma doença complicada e a causa exata não é conhecida", observa a Dra. Denise Wexler, dermatologista de Londres, Ontário, e ex-presidente da CanadianDermatology Association . Com a alopecia areata, o corpo rejeita o cabelo como se fosse um invasor - embora possa voltar a crescer sozinho dentro de um ano.

Em uma terceira condição comum chamada eflúvio telógeno, um grande número de cabelos subitamente entra nas fases de repouso e de morte do ciclo de crescimento. Essa condição é desencadeada por algum evento que sobrecarrega o organismo, como febre alta ou perda extrema de peso. Você pode não perceber que grande parte do seu cabelo parou de crescer no início, mas isso é seguido por um pico de perda de cabelo.
"Este é o tipo comum de perda de cabelo experimentado por mulheres que ganham um bebê", explica o Dr. Wexler. Quando você vê o desbaste, porém, os cabelos saudáveis ​​começam a crescer novamente.

A perda de cabelo feminina pode refletir o estado da sua saúde geral

Pode ser um sinal de doença da tireóide ou uma condição auto-imune, como lúpus ou psoríase. "Há uma correlação com deficiências nutricionais, particularmente ferro", diz o Dr. Scott MacLean, um médico de família da Universidade de Alberta, que tratou pacientes do sexo feminino com perda de cabelo.

Transtornos de saúde mental, certos medicamentos, infecções de pele e até mesmo a falta de sono podem contribuir para uma perda de cabelo maior que o normal.

É por isso que é importante que um profissional de saúde avalie qualquer perda inexplicável de cabelo, especialmente se você notar sintomas sistêmicos, como perda de peso ou alterações intestinais. Seu médico pode fazer um “teste de tração” para ver quantos pêlos saem facilmente, examinar seu couro cabeludo, fazer uma biópsia de seu cabelo ou pele ou testar seu sangue para procurar pistas. A poluição também tem sido associada à perda de cabelo , de acordo com pesquisas recentes.

Tratamento para queda de cabelo feminino

Se você está preocupado com uma perda de cabelo maior que a normal, converse com seu médico. O tratamento de qualquer doença ou deficiência subjacente pode ser suficiente para trazer o seu cabelo de volta à sua antiga glória.

Se você estiver tomando medicação para uma condição crônica, mencione a perda de cabelo ao seu farmacêutico ou médico, que pode saber se a medicação está causando o derramamento excessivo. E dê uma olhada no seu estilo de vida: Fazer uma dieta bem equilibrada, aprender a lidar com o estresse e ter uma boa noite de sono pode ser o suficiente para conter a queda de cabelo. "Na verdade, isso não vai desacelerar o componente genético", diz o Dr. MacLean, "mas se houver outros fatores que possam estar contribuindo para o progresso, esses hábitos certamente poderiam ajudar."

Perda de cabelo não-genética geralmente se inverte dentro de um ano. A calvície de padrão feminino mais comum, por outro lado, não é curável, mas seu médico ou dermatologista pode ser capaz de recomendar uma série de opções para ajudar você a controlar a condição e a diminuir o derramamento.

Perda de cabelo feminina - Remédios sem receita

Uma opção é um medicamento chamado minoxidil, com marcas como Rogaine e Apo-Gain. É um líquido que você aplica ao seu couro cabeludo que pode retardar a perda ou até mesmo crescer um pouco de cabelo, e às vezes é bem sucedido com alopecia areata também. Há também produtos herbais orais e tópicos comercializados para homens e mulheres carecas que contêm extratos naturais como sementes de feno-grego ou saw palmetto, mas não há fortes evidências de que estes trabalhos.

Perda de cabelo feminina - Remédios de prescrição

Se o diagnóstico é alopecia areata, geralmente pode ser tratada com cremes esteróides ou injeções no couro cabeludo, que são mais eficazes quando iniciado cedo. Várias drogas que têm efeitos hormonais (como a pílula anticoncepcional) também podem ajudar a evitar a calvície feminina, já que esta queda de cabelo está ligada à testosterona e os contraceptivos orais podem bloquear a testosterona. Mas esses medicamentos orais terão um risco aumentado de efeitos colaterais em comparação com tratamentos tópicos. Discuta suas opções com seu médico.

Perda de cabelo feminina - Seja gentil com seu cabelo

Nenhuma ponta de tratamento capilar vai parar de afinar, mas você pode reduzir o número de pêlos quebrados ou puxados usando o cabelo solto para aliviar a tensão e evitar o uso excessivo de secadores de cabelo, alisadores ou permanentes que podem deixar o cabelo quebradiço.

Produtos de modelagem como mousse podem dar a ilusão de cabelos mais grossos, o que ajudará a aumentar a confiança. Basta lembrar que o uso excessivo de produtos como spray de cabelo ou shampoos à base de silicone pode secar o cabelo.

Leia ambém
Como Tirar Maquiagem Com Óleo de Amêndoas

Perda de cabelo feminina - Hairpieces

"Hairpieces parecem bastante natural, às vezes melhor do que o seu próprio cabelo", diz o Dr. Wexler. Extensões de cabelo são mais leves do que os apliques e uma boa opção se houver cabelo suficiente para trabalhar. As mulheres também podem preencher pontos finos com um pó de fibra capilar ou espessante, disponível em algumas farmácias, online e em salões. Agite ou pulverize as fibras sobre o couro cabeludo e elas devem ficar no lugar até o próximo xampu.
Tatuagem de couro cabeludo pode ser uma solução mais duradoura para esconder um couro cabeludo show-through. As desvantagens? Ele carrega riscos, como infecção, e a cor da tatuagem pode não necessariamente permanecer consistente ao longo do tempo.

Perda de cabelo feminina - Cirurgia e transplantes capilares

Os transplantes capilares são bem sucedidos em mulheres. "Eles definitivamente trabalham", diz o Dr. Wexler. Cirurgiões costumavam mover tiras inteiras de couro cabeludo, mas o procedimento mais recente de transplantar folículos pilosos individuais na parte de trás do couro cabeludo pode alcançar um resultado melhor. (Porque a parte de trás da cabeça é mais resistente à perda de cabelo, geralmente tem mais cabelo.) "É tedioso e caro, mas certamente existe a possibilidade de as mulheres obterem resultados razoáveis", diz o Dr. Wexler. Os transplantes foliculares são realizados por cirurgiões de transplante capilar treinados, alguns - mas não todos - dos quais são dermatologistas.

Perda de cabelo feminina - O que está por vir

Nos últimos anos, houve pesquisas sobre prostaglandinas, moléculas de gordura em nossos corpos que agem como mensageiras. A pesquisa sugere que, embora certas prostaglandinas sejam conhecidas por promover o crescimento do cabelo, outras podem inibi-la em homens e mulheres com calvície padrão. Esta pesquisa pode levar a novos tratamentos tópicos que atuam sobre os receptores de prostaglandinas na pele para restaurar os cabelos. Um produto à base de prostaglandina chamado Latisse para o crescimento dos cílios já está no mercado no Canadá.

Perda de cabelo feminina - O poder das proteínas

A perda de cabelo que está associada a deficiências de saúde ou nutrientes pode ser controlada, melhorando seu bem-estar geral. Viviscal, um suplemento nutricional contendo proteínas do fundo do mar, foi mostrado em um estudo clínico de 2012 para estimular o crescimento do cabelo (sem efeitos colaterais) em mulheres que têm cabelo temporário, não-genético devido ao estresse, dieta pobre ou alterações hormonais. Os fãs do produto incluem celebridades como Reese Witherspoon.

Perda de cabelo feminina - Mas qual é a ciência por trás disso?

"Quando o corpo está passando por qualquer tipo de estresse ou deficiência nutricional, ele vê seu cabelo como não essencial, por isso corta a nutrição para os folículos pilosos e suporta os órgãos vitais", diz Mark Holland, que é o CEO da América do Norte. "O suplemento Viviscal fornece um fornecimento contínuo de nutrientes, para que o cabelo não fique com fome."

O suplemento não ajuda os folículos que não crescem mais, mas pode aumentar o volume, a espessura e o brilho dos cabelos que foram devastados ou negligenciados pelos nossos estilos de vida modernos.