Gengibre Emagrece



Gengibe emagrece - Talvez você já tenha usado o gengibre em sucos ou em outras receitas… Ele é, inclusive, um ingrediente importante no preparo dos famosos sucos verdes, sendo um bom aliado em dietas de emagrecimento.

Sandro Ferraz, nutrólogo, comenta que o gengibre é uma planta com sabor exótico e picante, originária da Índia e da China. “Possui inúmeras propriedades medicinais, motivo pelo qual foi difundido pelo mundo inteiro. Hoje, é cultivado em muitas regiões tropicais, inclusive na região litorânea do Brasil”, diz.

Saiba mais sobre este alimento rico em nutrientes e que possui compostos bioativos poderosos para o corpo e o cérebro.

Gengibe emagrece - 8 benefícios do gengibre para a saúde


Ferraz destaca que este ingrediente possui ações antioxidantes, anti-inflamatórias, bactericidas, fungicidas e antissépticas, além de ser muito popular por seus poderes termogênicos e diuréticos. Confira os principais benefícios associados ao seu consumo:

1. Aliado do emagrecimento: Ferraz ressalta que o gengibre apresenta, além de propriedades diuréticas, propriedades termogênicas, podendo acelerar o metabolismo e, assim, facilitar a perda de peso.

Leia também: 10 maneiras fáceis e práticas de melhorar sua digestão


2. Prevenção a alguns tipos de câncer: com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ele está associado à prevenção e ao combate de alguns tipos de câncer, como câncer de ovário e de cólon.

3. Combate à enxaqueca: em alguns casos, segundo Ferraz, o gengibre ajuda a aliviar sintomas da enxaqueca, devido à sua capacidade de inibir as prostaglandinas, responsáveis por causar dor e inflamação nos vasos sanguíneos.

4. Prevenção contra gripe e resfriados: fonte de vitamina C, o gengibre torna-se um poderoso aliado no reforço do sistema imune.

5. Auxílio contra dores e inflamação: o nutrólogo explica que essa planta apresenta grande poder anti-inflamatório e analgésico, podendo, em alguns casos, amenizar dores e diminuir inflamações.

6. Ajuda na digestão: de acordo com Ferraz, o gengibre facilita o processo digestivo, melhora o funcionamento do intestino e ajuda a combater enjoos.

Leia também: 14 sucos para emagrecer e turbinar sua dieta

7. Combate a gastrites e úlceras: em alguns casos, o gengibre pode ser aliado contra essas doenças devido à sua ação bactericida (que combate a bactéria H. Pylori).

8. Prevenção contra o envelhecimento precoce: com ação antioxidante, o gengibre pode ajudar também a combater o envelhecimento precoce.

Com tantos benefícios, com certeza vale a pena incluir o este ingrediente em sua alimentação, seja por meio de receitas saudáveis, seja através do consumo do chá de gengibre (conhecido, inclusive, por ser um grande aliado no processo de emagrecimento).

O chá de gengibre já faz parte da dieta de muitas pessoas, especialmente daquelas que querem acelerar o processo de emagrecimento. Conheça suas principais vantagens e saiba como prepará-lo!

Gengibe emagrece - Os 7 principais benefícios do chá de gengibre


Possui poder termogênico (aumenta a temperatura corporal e, consequentemente, ajuda na perda de peso);
Ajuda na digestão;
Fortalece o sistema imunológico e contribui para a saúde como um todo;
É fácil de preparar e econômico;
Ajuda a desintoxicar o organismo;
É diurético;
Propicia um maior consumo de água ao longo do dia (como no caso de outros chás).
Ingredientes
2 ou 3 cm de gengibre (em lascas ou ralado na hora);
1 litro de água
Modo de preparo
Lave bem a raiz e corte-a em lascas ou rale;
Leve somente a água para ferver em fogo alto;
Quando começar a ferver, desligue o fogo e adicione o gengibre;
Tampe o recipiente e aguarde por cerca de 5 a 10 minutos;
Coe e sirva.
O chá pode ser feito desta maneira, simplesmente com água e gengibre, mas também pode ganhar outros ingredientes, como limão.

Leia também: 24 receitas de suco verde para adicionar ao seu cardápio

Além disso, o gengibre pode ser ingrediente de outros chás, como o chá verde ou o chá de hibisco.

Para realmente fornecer benefícios ao organismo, é essencial que o chá seja associado a uma alimentação saudável.

Gengibe emagrece - Receitas com gengibre que são deliciosas e nutritivas


Não está afim de adotar o chá de gengibre, mas quer aproveitar dos benefícios que este ingrediente oferece? Aprenda receitas que vão te ajudar nisso:

1. Biscoito de gengibre: chamado de Gingerbread, este é um dos biscoitos mais aromáticos que existe! Ao assá-los, a casa toda fica cheirando especiarias. São superindicados para a época de Natal, inclusive para dar de presente, mas isso não significa que você não possa fazê-los em outra época do ano!

2. Gengibre em conserva: trata-se daquela conserva de gengibre adocicada servida nos restaurantes japoneses. Você pode consumi-la pura ou com qualquer salada de folhas, além de vários pratos da culinária japonesa.

Leia também: 10 hábitos alimentares que aceleram o metabolismo

3. Brigadeiro de gengibre: opção diferente, mas com um sabor muito agradável, que vai surpreender a todos! Você usará apenas leite condensado, manteiga, gengibre fresco, água filtrada e açúcar cristal para enrolar.

4. Suco de cenoura, laranja e gengibre: o suco de laranja com cenoura não é novidade, mas saiba que acrescentar lascas de gengibre à esta mistura faz toda a diferença… O suco fica mais refrescante, saboroso e saudável!

5. Suco de abacaxi, couve, gengibre e hortelã: este suco reúne propriedades incríveis, pois o abacaxi é diurético e anti-inflamatório; a couve também tem poderes emagrecedores, é rica em fibras e previne o envelhecimento; e o gengibre, por vez, se destaca por seu poder termogênico.

6. Mousse de maracujá com gengibre: o gengibre dá um toque mais refrescante ao já tradicional e amado mousse de maracujá! O preparo é muito simples e a sobremesa pode ser servida nas mais variadas ocasiões, inclusive em datas especiais!

7. Creme de abóbora e gengibre: saborosa, bem temperada, saudável e fácil de fazer. Esta sopa pode ser servida com petiscos de grão-de-bico, que a deixam ainda mais nutritiva, ou com alguma outra opção proteica. É ótima dica para os dias mais fresquinhos e sacia muito bem!

8. Frango assado com mel, laranja e gengibre: para uma refeição rápida e saborosa! Você usará apenas pedaços de frango (coxa e sobrecoxa sem pele), laranja, mel, gengibre ralado, alho, azeite e sal. Para acompanhar, a dica é um macarrão simples!

9. Macarrão com abobrinha e gengibre: um macarrão vegetariano prático, gostoso e econômico! Você precisará apenas de macarrão, cebola, alho, abobrinha, cheiro-verde, gengibre ralado, azeite, sal e pimenta-do-reino.

10. Dip de camarão com kani e gengibre: receita que encanta pelo frescor e profusão de sabores. Servida como aperitivo, é leve e combina muito com drinques refrescantes, vinho branco ou champanhe, isso sem falar que é muito elegante!

Esses são apenas alguns exemplos, pois muitos outros pratos e bebidas podem ganhar o toque todo especial do gengibre!

Gengibe emagrece - Contraindicações e alertas sobre o consumo


O nutrólogo Sandro Ferraz destaca que a quantidade máxima para consumo de gengibre é de 3 g ao dia. “Isso pode equivaler a 3 ou 4 xícaras de chá tomadas ao longo do dia, por exemplo”, diz.

Apesar de ser um alimento benéfico para a saúde e seguro para a maioria das pessoas, o consumo excessivo de gengibre não é recomendado e pode trazer efeitos negativos. “O excesso do chá, por exemplo, pode causar irritação gástrica/intestinal”, comenta o nutrólogo.

O consumo por gestantes é controverso, por isso, o ideal é que elas sigam as orientações de seu médico ou médica de confiança quanto a isso.

Além disso, por ser termogênico, o gengibre não costuma ser bem recomendado para quem tem hipertireoidismo, cardiopatias ou alergias.

Em contrapartida, quem já consome e aprecia o gengibre sabe agora que, além de ser um bom ingrediente culinário, ele é muito benéfico para a saúde em geral… Ótima notícia!

Postar um comentário

0 Comentários