Artritre - O Que é, Tipos, Sintomas e Tratamentos


Artrite (Viva Melhor) -Visão geral

Artrite é uma condição comum que causa dor e inflamação em uma articulação.

No Brasil, cerca de 1% da população têm artrite. Afeta pessoas de todas as idades, incluindo crianças.

artrite

Tipos de artrite

Os dois tipos mais comuns de artrite são:

  • Osteoartrite
  • Artrite reumatóide

Osteoartrite

Na maioria das vezes se desenvolve em adultos que estão no final dos 40 anos ou mais. Também é mais comum em mulheres e pessoas com histórico familiar da doença. No entanto, pode ocorrer em qualquer idade como resultado de uma lesão ou estar associado a outras condições relacionadas à articulação, como gota ou artrite reumatóide.

A osteoartrite afeta inicialmente o revestimento liso da cartilagem da articulação. Isso torna o movimento mais difícil do que o habitual, levando a dor e rigidez.

Uma vez que o revestimento da cartilagem começa a endurecer e afinar, os tendões e ligamentos têm que trabalhar mais. Isso pode causar inchaço e formação de esporões ósseos, chamados osteófitos.

A perda grave de cartilagem pode levar a fricção óssea no osso, alterando a forma da articulação e forçando os ossos a sair da sua posição normal.

As articulações mais comumente afetadas são:

  • Mãos
  • Coluna vertebral
  • Joelhos
  • Ancas


Artrite reumatóide

No Brasil, a artrite reumatóide afeta mais de 400.000 pessoas. Muitas vezes começa quando uma pessoa tem entre 40 e 50 anos de idade. As mulheres são três vezes mais propensas a serem afetadas do que os homens.

Reumatóide e osteoartrite são duas condições diferentes. A artrite reumatóide ocorre quando o sistema imunológico do corpo atinge as articulações afetadas, o que leva à dor e ao inchaço.

A cobertura externa (sinóvia) da articulação é o primeiro lugar afetado. Isso pode se espalhar pela articulação, levando a mais inchaço e uma mudança na forma da articulação. Isso pode fazer com que o osso e a cartilagem se quebrem.

Pessoas com artrite reumatóide também podem desenvolver problemas com outros tecidos e órgãos do corpo.

Outros tipos de artrite e condições relacionadas

Espondilite anquilosante  - uma condição inflamatória de longo prazo que afeta principalmente os ossos, músculos e ligamentos da coluna vertebral, levando à rigidez e articulações que se fundem. Outros problemas podem incluir o inchaço dos tendões, olhos e grandes articulações.

Espondilose cervical  - também conhecida como osteoartrite degenerativa, espondilite cervical afeta as articulações e ossos do pescoço, o que pode levar à dor e rigidez.
Fibromialgia  - causa dor nos músculos, ligamentos e tendões do corpo.
Lúpus  - uma condição auto-imune que pode afetar muitos órgãos diferentes e os tecidos do corpo.

Gota  - um tipo de artrite causada por excesso de ácido úrico no corpo. Isso pode ser deixado nas articulações (geralmente afetando o dedão do pé), mas pode se desenvolver em qualquer articulação. Causa dor intensa, vermelhidão e inchaço.

Artrite psoriática - uma condição articular inflamatória que pode afetar pessoas com  psoríase .

Artrite Enteropática - uma forma de artrite inflamatória crônica associada à doença inflamatória intestinal (DII), sendo os dois tipos mais conhecidos a colite ulcerativa e a doença de Crohn . Cerca de uma em cada cinco pessoas com doença de Crohn ou colite ulcerativa desenvolverá artrite enteropática. As áreas mais comuns afetadas pela inflamação são as articulações periféricas (membros) e a coluna vertebral.

Artrite reativa  - isso pode causar inflamação das articulações, olhos e uretra (o tubo que a urina atravessa). Desenvolve-se logo após uma infecção do intestino, trato genital ou, menos freqüentemente, após uma infecção na garganta.

Artrite secundária - um tipo de artrite que pode se desenvolver após uma lesão articular e às vezes ocorre muitos anos depois.

Polimialgia reumática  - uma condição que quase sempre afeta pessoas com mais de 50 anos de idade, onde o sistema imunológico causa dor e rigidez muscular, geralmente através dos ombros e dos topos das pernas. Também pode causar inflamação nas articulações.


Artrite

Sintomas de artrite

Os sintomas da artrite que você experimenta variam dependendo do tipo que você tem.

É por isso que é importante ter um diagnóstico preciso se você tiver:

dor nas articulações, sensibilidade e rigidez
inflamação em torno das articulações
movimento restrito das articulações
pele quente e vermelha sobre a articulação afetada
fraqueza e perda de massa muscular

Artrite e crianças

A artrite é frequentemente associada a pessoas idosas, mas também pode afetar crianças. No Reino Unido, cerca de 15.000 crianças e jovens são afetados pela artrite.

A maioria dos tipos de artrite infantil é conhecida como artrite idiopática juvenil (AIJ). A AIJ causa dor e inflamação em uma ou mais articulações por pelo menos seis semanas.

Embora a causa exata da AIJ seja desconhecida, os sintomas geralmente melhoram à medida que a criança cresce, o que significa que ela pode levar uma vida normal.

Os principais tipos de AIJ são discutidos abaixo. Arthritis Research UK tem mais informações sobre os diferentes tipos de artrite idiopática juvenil .

JIA oligoarticular

A AIJ oligoarticular é o tipo mais comum de AIJ. Ela afeta menos de cinco articulações do corpo - mais comumente nos joelhos, tornozelos e punhos.

A AIJ oligoarticular tem boas taxas de recuperação e os efeitos a longo prazo são raros. No entanto, há o risco de que crianças com a doença desenvolvam problemas oculares, portanto, recomenda-se a realização de exames oftalmológicos regulares  com um oftalmologista (especialista em cuidados com os olhos).

AIJ poliarticular (poliartrite)

A AIJ poliarticular, ou poliartrite, afeta cinco ou mais articulações. Pode desenvolver em qualquer idade durante a infância.

Os sintomas da AIJ poliarticular são semelhantes aos sintomas da artrite reumatoide em adultos . A condição é muitas vezes acompanhada por uma erupção cutânea e uma alta temperatura de 38C (100.4F) ou acima.

JIA de início sistémico

O início sistêmico da AIJ começa com sintomas como febre, erupção cutânea, letargia (falta de energia) e glândulas aumentadas. Mais tarde, as articulações podem ficar inchadas e inflamadas.

Como a AIJ poliarticular, a AIJ de início sistêmico pode afetar crianças de qualquer idade.

Artritre

 Artrite relacionada à entesite

A artrite relacionada à entesite é um tipo de artrite juvenil que afeta meninos ou adolescentes mais velhos. Pode causar dor nas solas dos pés e ao redor das articulações do joelho e do quadril, onde os ligamentos se ligam ao osso.

Tratar artrite

Não há cura para a artrite, mas existem muitos tratamentos que podem ajudar a retardar a condição.

Para osteoartrite, os medicamentos são frequentemente prescritos, incluindo:


Em casos graves, os seguintes procedimentos cirúrgicos podem ser recomendados:

  • artroplastia (substituição da articulação)
  • artrodese (fusão articular)
  • osteotomia (onde um osso é cortado e realinhado) 

O tratamento para a artrite reumatóide visa retardar o progresso da condição e minimizar a inflamação ou o inchaço das articulações. Isso é para tentar evitar danos às articulações. Os tratamentos recomendados incluem:

  • analgésicos (analgésicos)
  • medicamentos anti-reumáticos modificadores da doença (DMARDs) - uma combinação de tratamentos é frequentemente recomendada
  • fisioterapia
  • exercício regular

Viver com artrite

Viver com artrite não é fácil e realizar tarefas simples e cotidianas pode ser doloroso e difícil.

No entanto, existem muitas coisas que você pode fazer para garantir que você tenha um estilo de vida saudável. Uma gama de serviços e benefícios também estão disponíveis.

Trabalhos

Muitas pessoas com artrite querem continuar trabalhando por muitas razões, incluindo melhor segurança financeira e maior auto-estima.

Abordagens de tratamento melhoradas ajudaram a garantir que muitas pessoas diagnosticadas com artrite possam voltar ao trabalho. Este é particularmente o caso se a artrite for diagnosticada e tratada precocemente.

Você pode achar que o trabalho é desafiador, mas o seu empregador deve ajudá-lo com o treinamento e suporte de que você precisa.

A ajuda também está disponível se a sua artrite for tão grave que você não possa trabalhar. Saiba mais sobre o pagamento de independência pessoal (anteriormente conhecido como o subsídio de subsídio de incapacidade).




Alimentação saudável

É muito importante comer uma dieta saudável e equilibrada se você tiver artrite. Comer de forma saudável lhe dará todos os nutrientes de que você precisa e ajudará a manter um peso saudável.

Sua dieta deve consistir de uma variedade de alimentos de todos os cinco grupos alimentares. Esses são:

  • frutas e vegetais
  • alimentos ricos em amido - como pão, arroz, batatas e massas
  • carne , peixe ,  ovos e feijão
  • leite e laticínios

Alimentos que contenham  gordura e açúcar

Leia mais sobre como ter uma dieta saudável e equilibrada .

Se você está com sobrepeso, perder peso pode realmente ajudá-lo a lidar com a artrite. Demasiado peso coloca pressão excessiva nas articulações dos quadris, joelhos, tornozelos e pés, levando a um aumento dos problemas de dor e mobilidade.

Exercício

Se sua artrite é dolorosa, você pode não sentir vontade de se exercitar. No entanto, ser ativo pode ajudar a reduzir e prevenir a dor. O exercício regular também pode:

  • melhorar o seu alcance de movimento e mobilidade articular
  • aumentar a força muscular
  • reduzir a rigidez
  • aumentar sua energia

Contanto que você faça o tipo certo e o nível de exercício para sua condição, sua artrite não ficará pior. Combinado com uma dieta saudável e equilibrada (veja acima), o exercício regular irá ajudá-lo a perder peso e a colocar menos pressão nas articulações.

Seu GP pode aconselhar sobre o tipo e o nível de exercício certo para você. Você também pode baixar livretos úteis úteis do Arthritis Care e  Arthritis Research UK , incluindo:


  • Exercício e Artrite
  • Dor e artrite

Cuidado comum

Se você tem artrite, é importante cuidar de suas articulações para que não haja mais danos. Por exemplo, tente reduzir o estresse em suas articulações durante a execução de tarefas diárias, como movimentação e elevação.

Algumas dicas para proteger suas articulações, especialmente se você tiver artrite, incluem:

  • use juntas maiores e mais fortes como alavancas - por exemplo, assuma a pressão de abrir uma porta pesada em seu ombro e não em sua mão
  • use várias articulações para espalhar o peso de um objeto - por exemplo, use as duas mãos para carregar suas compras ou distribua o peso uniformemente em uma bolsa de ombro ou mochila
  • não aperte com muita força - segure-o o mais solto possível ou use uma alça acolchoada para ampliar o seu aperto

O  site da Arthritis Care tem mais informações e conselhos sobre como cuidar de suas articulações .

Também é importante evitar sentar-se na mesma posição por longos períodos de tempo e fazer intervalos regulares para que você possa se movimentar.

Leia mais sobre a boa postura e como se sentar corretamente .

Em casa

Se você tem artrite, realizar tarefas em casa pode ser um desafio. No entanto, fazer algumas mudanças práticas em sua casa e mudar a maneira como você trabalha deve facilitar as coisas.

Dicas práticas que podem ajudar a incluir:

  • manter as coisas no alcance fácil
  • usando um corrimão para ajudá-lo a subir e descer as escadas
  • usando ferramentas de cabo longo para pegar coisas ou limpar
  • encaixe as alavancas nas torneiras para torná-las mais fáceis de virar
  • usando equipamentos de cozinha elétrica, como abridores de lata, ao preparar alimentos

Você pode encontrar informações e conselhos mais úteis sobre como viver de forma independente em casa  com o Arthritis Care .

Terapia ocupacional

Um terapeuta ocupacional pode ajudar se você tiver artrite grave que está afetando sua capacidade de se movimentar em sua casa e realizar tarefas cotidianas, como cozinhar e limpar.

Eles podem aconselhar sobre o equipamento que você pode precisar para ajudá-lo a viver de forma independente.

Dependendo da natureza exacta da sua condição, o seu médico poderá encaminhá-lo para um terapeuta ocupacional do NHS. No entanto, você pode precisar acessar esse tipo de terapia através de seu conselho local.

A acupuntura ajuda?

Algumas pessoas com osteoartrite dizem que a acupuntura ajudou a aliviar seus sintomas.

No entanto, se você quiser experimentar, tenha em mente que quaisquer benefícios da acupuntura provavelmente resultarão da expectativa ou do efeito placebo .


A falta de evidências para a eficácia da acupuntura é o motivo pelo qual o Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Cuidados (NICE) não recomenda o tratamento da osteoartrite.

Postar um comentário

0 Comentários