Ácido Hialurônico

O que é ácido hialurônico?

O Ácido Hialurônico (AH) (Beleza) é um glicosaminoglicano de ocorrência natural encontrado em todo o tecido conjuntivo do corpo. Os glicosaminoglicanos são simplesmente carboidratos longos não ramificados, ou açúcares, chamados polissacarídeos.

O HA é o principal componente do que dá estrutura à sua pele, e é responsável por aquele aspecto roliço e hidratado. Você pode ter ouvido a conversa sobre o colágeno , mas o ácido hialurônico é onde está.

Com o burburinho em torno do anti-envelhecimento, é hora de falarmos sobre o ácido hialurônico, seus benefícios para a nossa pele e porque o peso molecular de um ingrediente é importante! Ele desempenha um papel fundamental no processo de cicatrização de feridas e diminui à medida que envelhecemos, tornando-nos mais suscetíveis a flacidez e rugas .

Leia para aprender a ciência por trás do ácido hialurônico, para que você possa ver que o AH não é apenas um ingrediente da moda passageira, mas um elemento básico para a sua rotina de cuidados com a pele.

Quais são os benefícios do ácido hialurônico?

·        Benefícios de HA

·        Anti-envelhecimento
·        Hidratante
·        Cicatrização de feridas
·        Anti-rugas
·        Aumenta a elasticidade da pele
·        Pode tratar o eczema
·        Pode tratar vermelhidão facial

Por que o ácido hialurônico é tão mágico? Para começar, o HA pode ligar até 1000 vezes o seu peso em água! Em outras palavras, funciona como um umectante e mantém as moléculas de água na superfície da pele para mantê-la agradável e hidratada.

Sempre que falamos de pele bem hidratada , estamos nos referindo principalmente a pele com muito teor de água. Talvez você tenha ouvido o termo perda de água transepidérmica, ou TEWL para breve? Este é o termo científico para medir a quantidade de água que é evaporada da pele.

Quando um produto previne a TEWL, isso significa manter a pele hidratada, garantindo que a água não escape da superfície da pele. O ácido hialurônico faz exatamente isso, diminuindo a taxa em que a água evapora.

Além de ser um hidratante muito eficaz, alguns estudos também descobriram que é muito bom para curar feridas também!

Existem efeitos colaterais ao uso de ácido hialurônico?

Se você está formulando seus próprios produtos ou comprando produtos de alta disponibilidade que listam a porcentagem, recomendamos manter a concentração de HA abaixo de 2%. Por quê?

Um peso molecular muito baixo de 5 kDA HA tem a capacidade de penetrar na pele , o que significa que pode potencialmente carregar outros ingredientes indesejados, produtos químicos e bactérias mais profundamente na pele. Se você tiver comprometido a pele, isso pode ser uma má notícia. Felizmente, por si só, o HA tende a não causar reações alérgicas, uma vez que nossos corpos também o fazem.

Felizmente, os químicos cosméticos têm esta ciência para baixo, para que possamos adiar a sua experiência e o que as pessoas dizem sobre certos produtos de alta disponibilidade. Mas se você está formulando seus próprios soros HA, saiba que nem todo ácido hialurônico é igual .

Este santo graal de hidratação pode ter efeitos colaterais não intencionais. Existem algumas variedades de HA que são um pouco controversas, e os níveis aumentados estão realmente ligados a doenças inflamatórias da pele, como a psoríase .

Um estudo descobriu que uma aplicação de HA retardava a cicatrização de feridas, em comparação com apenas a glicerina pura. Yikes! Isto pode ter sido por causa da concentração e peso molecular do ácido hialurônico.

Qual é a ciência por trás do ácido hialurônico?

Os benefícios do ácido hialurônico na pele tem a ver com o seu peso molecular e concentração. Neste caso, o tamanho é importante! O peso molecular refere-se à sua massa, ou quão grande é a molécula de HA. Isso é medido em algo chamado unidades unificadas de massa atômica - daltons, ou kDa para abreviar.

A HA entre 50 e 1.000 kDa é a mais benéfica para a pele, com cerca de 130 kDa sendo a melhor, de acordo com os estudos humanos mais recentes. Qualquer coisa maior não fará muita diferença. Qualquer coisa menor pode causar inflamação.

Como conseguimos esse número? Quando você olha para estudos, você verá um padrão, mas um dos estudos mais completos examinou o HA com diferentes pesos moleculares, incluindo 50, 130, 300, 800 e 2.000 kDa.

Após um mês, eles descobriram que o tratamento com 130 kDa HA foi o mais eficaz, aumentando a elasticidade da pele em 20 por cento. Ambos os grupos de 50 e 130 kDa tiveram melhora significativa na profundidade das rugas e rugosidade da pele após 60 dias. Todos os outros pesos moleculares ainda melhoraram a elasticidade e a hidratação da pele, apenas menos. Você pode ler mais sobre essa análise de peso molecular a partir da análise original aqui .

Diâmetro do ácido hialurônico

O diâmetro do ácido hialurônico também é importante, pois também determina a capacidade do ingrediente para penetrar na pele. Um estudo recente investigou a eficácia de um ácido nano-hialóide de baixo peso molecular e descobriu que substâncias menores com menos de 500 kDa:

Mudou a profundidade das rugas

·        Aumento de umidade
·        Elasticidade aumentada em torno do olho
·        Absorvido na pele melhor

Moléculas maiores, com um peso molecular superior a 500 kDa, tiveram um tempo mais difícil de passar através da barreira da pele.

Quais produtos você deve usar?

Existem produtos de cuidado da pele por aí que tiram todo o trabalho de adivinhação para você, combinando várias moléculas de HA para a máxima eficácia. É como uma festa lotada de bondade de ácido hialurônico.

·        Ingredientes HA para procurar
  • ·        Ácido hialurônico hidrolisado
  • ·        Hialuronato acetilado de sódio
  • ·        Hialuronato de sódio

Um exemplo é a loção de ácido hialurônico Hada Labo (US $ 13,99) , de uma empresa japonesa de cosméticos. Ele vem com três tipos diferentes de HA, incluindo ácido hialurônico hidrolisado, hialuronato acetilado de sódio e hialuronato de sódio. Funciona muito bem, e é algo para usar após dermarrolling para acelerar o processo de cura.

Você também pode conferir o Hada Labo Premium Lotion, que tem CINCO tipos diferentes de ácido hialurônico e 3% de uréia! A ureia é um agente esfoliante suave que se desdobra como um hidratante eficaz.

Outra opção acessível é o Ácido Hialurônico 2% + B5 The Ordinary , que contém dois tipos de HA.

Escolhemos esses itens com base na qualidade dos produtos e listamos os prós e contras de cada um para ajudá-lo a determinar o que funcionará melhor para você. Fazemos parcerias com algumas das empresas que vendem esses produtos, o que significa que a Healthline pode receber uma parte das receitas quando você compra algo usando os links acima.

Este post, que foi originalmente publicado pela Simple Skincare Science , foi editado para maior clareza e brevidade.