Entenda a Menopausa: A Transição da Meia-idade Para as Mulheres

Entenda a Menopausa

Entenda a menopuasa - Sexo & Relacionamento - Infelizmente, tópicos sobre saúde sexual e reprodutiva são deixados de lado na sociedade porque é considerado um tabu. Hoje, no Dia Mundial da Menopausa, analisamos detalhadamente esse problema feminino.

A menopausa é um processo biológico de ocorrência natural que traz mudanças consideráveis ​​nas mulheres, tanto físicas quanto psicológicas. O tema da menopausa precisa ter uma abordagem de conscientização aberta, porque é um momento difícil para as mulheres que o experimentam. Dr. Duru Shah, um importante ginecologista de Mumbai, diz: “Ondas de calor, suor noturno, secura na vagina, períodos irregulares, diminuição da condução sexual e mudanças de humor são sintomas típicos quando você está na menopausa. No entanto, estes podem ser geridos de forma eficaz ”. Portanto, é urgente que todos saibam o que acontece durante esta fase de transição e as opções de tratamento disponíveis para uma vida melhor e mais segura.

Entenda a menopausa - Noções básicas 

A menopausa é idealmente o fim de uma fase reprodutiva na vida de uma mulher, e é mais apropriadamente definida como um período em que a menstruação de uma mulher para sempre. Considera-se que uma mulher passou pela experiência da menopausa apenas quando houve uma cessação completa da menstruação durante um ano. A maioria das mulheres experimentam a menopausa quando estão no final dos 40 ou início dos 50 anos. Curiosamente, algumas mulheres também podem experimentar a menopausa antes dos 40 anos, o que é considerado uma menopausa prematura. A idade média para a menopausa em mulheres indianas é de 47,5 anos e a expectativa média de vida é de 71 anos. Isso contribui para uma convulsão de duas décadas de vida pós-menopausa.

Os anos da menopausa


Os anos de transição da menopausa são denominados perimenopuase, e é comum uma mulher sentir sintomas vasomotores, como ondas de calor, sudorese noturna e palpitações durante essa fase. Os sintomas psicológicos que podem ocorrer são depressão, ansiedade, irritabilidade, alterações de humor, problemas de memória e falta de concentração. Também experimentará o que é conhecido como efeitos de atrofia urogenital, como secura vaginal e urgência de urinar.


Uma mulher normalmente experimentaria um baixo nível de estrogênio nessa época da menopausa, o que também leva à perda óssea em mulheres. Estes sintomas são causados ​​por uma queda ou flutuações erráticas nos níveis de hormônios femininos - estrogênio e progesterona.

Entenda a menopausa - Perimenopausa


Este é um processo natural da vida e não deve ser considerado uma doença ou desordem. Mas tem havido casos em que os efeitos físicos, mentais e emocionais da perimenopausa são severos ao ponto de interferir nas atividades do dia a dia. Uma terapia psicológica pode ser usada pelo indivíduo em tal caso.

Tratamento para a menopausa

Dr. Rajesh Soneji, que é um dos principais ginecologistas de Ahmedabad, disse: “Existem muitas opções de tratamento disponíveis para condições relacionadas à menopausa. Terapia hormonal tem provado ser muito eficaz entre eles; reduz o risco de perda óssea em mulheres em fase de maturação ”.

Além disso, a North American Menopause Society diz que o tratamento eficaz mais importante para os sintomas vasomotores, como ondas de calor e secura vaginal, é a Terapia de Reposição Hormonal, também conhecida como Terapia Hormonal Menopausal. As mulheres que consideram esta terapia são, no entanto, aconselhadas a tomar aconselhamento sobre os riscos associados a ela a longo prazo.

Mulheres com secura vaginal recebem doses baixas de estrogênio vaginal, e mulheres que têm instilação do útero precisam tomar uma combinação de progesterona e estrogênio para prevenir o câncer do útero. Este tratamento combinado geralmente dura cinco anos ou menos e precisa estar de acordo com a necessidade da mulher em questão. As mulheres que têm o útero removido recebem apenas estrogênio e podem usar essa terapia com segurança por períodos mais longos, pois são consideradas seguras.

Opções de terapias não-hormonais são medicamentos antidepressivos como clonidina e gabapentina. Além disso, existem terapias nutricionais de fontes botânicas que são referidos como fitoestrógenos que são encontrados em produtos de feijão de soja, grão de bico, trevo vermelho, feijão e ervilhas. 

O exercício é importante para estimular a formação óssea e diminuir a reabsorção, bem como para a saúde cardiovascular. 

No Dia Mundial da Menopausa, esperamos que você pare de ignorar ou sofrer a menopausa silenciosamente. Você deve conversar com sua família sobre isso e, mais importante, conversar com seu ginecologista imediatamente.

Postar um comentário

0 Comentários