Cuidados Com a Saúde aos 50 Anos: 10 Ajustes Cruciais Para Fazer Após Chegar a Essa Idade

Cuidados Com a Saúde aos 50 Anos

Cuidados Com a Saúde aos 50 anos (Viva Melhor) - Sua marca de meio século é mais do que apenas uma comemoração de aniversário marcante. Medidas preventivas agora podem ajudá-lo a rugir em seus 50 anos com um corpo saudável, uma mente forte e uma perspectiva feliz.

Cuidados com a saúde aos 50 anos - Faça uma colonoscopia

Para a maioria das pessoas, seu aniversário de 50 anos é o sinal de que é hora de uma primeira triagem de colonoscopia - e você deve saber qual é a melhor hora para agendar sua colonoscopia... Durante o procedimento, o médico usará um tubo longo e iluminado chamado colonoscópio para examinar os pólipos no cólon, que podem ser sinais precoces de câncer de cólon. O procedimento, que é feito enquanto você está sob sedação, é indolor e os benefícios são ótimos. 

Descoberto precocemente, o câncer de cólon é uma das formas mais evitáveis ​​e tratáveis ​​de câncer - mas raramente apresenta sintomas até progredir para um estágio mais fatal. "É uma doença que é 90% curável se for detectada cedo", diz Michael Sapienza, CEO da Colon Cancer Alliance. “Se você não está fazendo isso por si mesmo, faça isso para os outros - sua família”, diz Sapienza. Embora a maioria dos adultos tenha uma primeira colonoscopia aos 50 anos, aqueles com fatores de risco, como história familiar de câncer de cólon, podem precisar de exames mais precoces, ou seja, você não vai precisar ter cuidados com a saúde aos 50 anos e sim bem antes.

Cuidados com a saúde aos 50 anos - Visite o oftalmologista

"A necessidade de óculos de leitura é o sinal mais irritante que diz 'sim, você realmente está envelhecendo'", diz Ruth D. Williams, porta-voz clínico da Academia Americana de Oftalmologia. "É o primeiro sinal irreversível de envelhecimento, enquanto outros - como ganho de peso - você pode ir para a academia para se livrar." 
Cuidados Com a Saúde aos 50 Anos

Cuidados com a saúde aos 50 anos, pode está relacionados com um exame de base de olho, geralmente feito 10 anos antes, e serve como um primeiro passo importante porque muitos sinais de doença ocular são sutis.

 "O glaucoma é uma doença que pode se desenvolver antes que o paciente perceba", diz Williams. Outras doenças que surgem com a idade incluem catarata precoce, diminuição da visão, dificuldade para enxergar ao dirigir à noite, dor nos olhos, vermelhidão, e flashes e flutuações no olho. Estes são todos os sinais que devem solicitar uma visita ao oftalmologista. “Um súbito aparecimento de flashes e moscas volantes pode indicar descolamento da retina, 
Quando se trata de cuidar de seus olhos, o conselho é semelhante a cuidar do resto da nossa saúde - pare de fumar, evite o fumo passivo e use óculos de sol que ofereçam 100% de proteção contra os raios UV. "Quanto maiores os óculos de sol, melhor", diz Williams. "A proteção do sol ajuda a prevenir a degeneração macular e catarata, e usar óculos escuros grandes também protege a pele fina ao redor dos olhos, reduzindo suas chances de contrair rugas". 

Comer frutas e verduras coloridas também é essencial para a saúde dos olhos. "A pesquisa mostrou que comer folhas verdes retarda o desenvolvimento de glaucoma e diminui o risco de degeneração macular", diz Williams. “Acredito tanto nos dados que coloco folhas verdes em tudo o que como”. Confira esses alimentos que podem ajudar a proteger sua visão.

Cuidados com a saúde aos 50 anos - Comece ou continue se exercitando

Cuidados Com a Saúde aos 50 Anos
O exercício regular tem muitos benefícios comprovados e pode ajudar a prevenir, atrasar ou gerenciar muitas das doenças crônicas mais comuns (doenças cardíacas, diabetes, osteoporose e obesidade) que afetam adultos com 50 anos ou mais. Nunca é tarde demais! Loredana Moretti caiu 45 libras seis meses após seu aniversário de 40 anos. Agora ela tem 51 anos e está na melhor forma de sua vida. Para acompanhar os exercícios, Barbara Bushman, PhD, e autora do Guia Completo de Fitness e Saúde da American College of Medicine ,sugere que você encontre uma atividade física da qual goste e se comprometa a fazê-lo regularmente. 

“Nossos 50 anos são estressantes - as crianças estão crescendo e muitas vezes precisamos cuidar dos pais idosos”, diz Bushman. "Você precisa fazer tempo e criar a mentalidade para o exercício." 

Qualquer atividade que você escolher, se você quiser colher os benefícios de saúde do exercício, você precisará fazer o equivalente a pelo menos 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada ( duas horas e 30 minutos) por semana. E como você treina também. Veja como descobrir o melhor treino para sua idade .

Cuidados com a saúde aos 50 anos – Adicione algum treinamento de força

Cuidados Com a Saúde aos 50 Anos
A massa muscular e a força diminuem à medida que envelhecemos, um fenômeno chamado sarcopenia. Para combatê-lo, você precisa levantar algumas coisas pesadas, regularmente. De acordo com um estudo da Tufts University Pesquisas mostram que os exercícios de treinamento de força têm a capacidade de combater a fraqueza e a fragilidade e suas consequências debilitantes. "Você pode gostar de andar, e isso é ótimo, mas se você quer ser ativo em seus anos de aposentadoria, você precisa de treinamento de força", diz Bushman. Fazer exercícios de treinamento de força de dois a três dias por semana aumenta a força muscular e a massa muscular. 


Veja que interessante e porque devemos ter cuidados com a nossa saúde aos 50 anos: o levantamento de pesos também coloca pressão sobre os ossos, ajudando a preservar a densidade óssea. quando chegarmos nessa idade,  que terá diminuído 10 por cento quando fizer 50 anos. O treinamento de força pode reduzir o risco de osteoporose e os sinais e sintomas de doenças crônicas, como doenças cardíacas, artrite e diabetes tipo 2. Levantar pesos também pode ajudar a melhorar o sono e reduzir a depressão. Bushman diz que adicionar treinamento de força em seus cinquenta anos ajudará você a permanecer forte e independente com a idade. Programa de treinamento de força específico para mulheres.

Cuidados com a saúde aos 50 anos - Faça do exercício parte do seu plano de aposentadoria

Cuidados Com a Saúde aos 50 Anos
Muitos de nós sentamos com um planejador financeiro para garantir que teremos dinheiro suficiente quando nos aposentarmos, mas quando se trata de nossa saúde, muitas vezes negligenciamos o planejamento futuro. "Quando você chega à meia idade, é mais propenso a ver as conseqüências da inatividade", diz Wojtek J. Chodzko-Zajko, reitor do Graduate College da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign e porta-voz do American College of Sports. Remédio.

 "Décadas de sedentarismo e má nutrição se manifestarão como doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes, mas nunca é tarde demais", diz ele. O primeiro passo é adicionar atividade física, mas isso tem que ser feito de uma maneira que crie equilíbrio em sua vida. “Ser fisicamente ativo diminui a taxa de declínio fisiológico à medida que envelhecemos, mas você não pode prescrever atividade física como uma droga, você tem que encontrar maneiras de construir atividade física em sua vida, fazer escolhas nutricionais mais saudáveis ​​e gerenciar as áreas em sua vida que causam estresse. ”Enquanto Chodzko-Zajko diz que há muitos programas cognitivos que prometem ajudar com a memória e melhorar o cérebro. 


Pode não parecer, mas quando temos cuidados com a nossa saúde aos 50 anos uma boa abordagem é ficar socialmente engajado, identificar hobbies que lhe deem prazer e encontrar atividade física que funcione para você. Pode ser passear com o cachorro, fazer um passeio depois do jantar ou sair para dançar duas vezes por semana. “Você tem que pensar no futuro e se perguntar 'o que é que eu quero fazer agora, o que eu quero fazer daqui a 10 anos e como chegar lá?'” Pensando em contratar um personal trainer para ajudá-lo para onde você quer estar? Tenha certeza de gerenciar as áreas em sua vida que causam estresse.

 Enquanto Chodzko-Zajko diz que existem muitos programas cognitivos que prometem ajudar com a memória e melhorar a função cerebral à medida que envelhecemos, a melhor abordagem é permanecer socialmente engajado, identificar hobbies que dão seu prazer e encontrar atividade física que funcione para você. Pode ser passear com o cachorro, fazer um passeio depois do jantar ou sair para dançar duas vezes por semana. “Você tem que pensar no futuro e se perguntar 'o que é que eu quero fazer agora, o que eu quero fazer daqui a 10 anos e como chegar lá?'” Pensando em contratar um personal trainer para ajudá-lo para onde você quer estar? Tenha certeza de e gerenciar as áreas em sua vida que causam estresse.

Cuidados com a saúde aos 50 anos – Evite o estresse

Cuidados Com a Saúde aos 50 Anos
O exercício pode proteger o hipocampo, a parte do cérebro responsável pelo processamento da memória de longo prazo e das respostas emocionais. O estresse ataca e danifica a anatomia das células do hipocampo, explica Wendy Suzuki, professora de Ciência Neural e Psicologia no Centro de Ciências Neurais da Universidade de Nova York e autora de Happy Brain, Happy Life . "Exercício é uma parte da receita para o envelhecimento, mas não é tudo", diz ela. Ela recomenda a meditação para combater o estresse e aumentar a atenção, além de dormir o suficiente e tirar cochilos. O estresse diminuído não é a única vantagem de cochilar. Na verdade, existem até 19 motivos para você cochilar regularmente.

Cuidados com a saúde aos 50 anos - Cuide da sua pele

Cuidados Com a Saúde aos 50 Anos
Rugas, manchas senis, pele seca e perda de elasticidade são mudanças que você pode esperar que aconteçam à sua pele ao entrar na casa dos 50 anos, especialmente se você não tiver sido bom em aplicar protetor solar ao longo dos anos. "Quando você entra na casa dos cinquenta, precisa se preocupar com a perda de colágeno e secura", diz Rebecca Baxt, MD, dermatologista certificada na Baxt CosMedical, em Paramus, Nova Jersey. Então, quais são os cuidados com a saúde aos 50 anos que você pode fazer para combater essas mudanças? A solução começa com uma visita ao dermatologista para exames regulares de câncer de pele e para o desenvolvimento de um bom programa de cuidados com a pele. 

O risco de câncer de pele (células basais e escamosas) aumenta à medida que as pessoas envelhecem, já que foram expostas ao sol por um longo período de tempo. "Seja diligente em aplicar protetor solar, usar chapéu e manter-se hidratado", diz Baxt. Você também deve verificar sua pele regularmente em casa. Guia para sinais de alerta de câncer de pele (com imagens).

Cuidados com a saúde aos 50 anos – Tenha um coração saudável

Cuidados Com a Saúde aos 50 Anos
O impacto do envelhecimento em seu coração não é tão óbvio quanto as rugas e cabelos grisalhos, mas cuidar do seu coração aos 50 anos exige muita manutenção. O risco de doença cardíaca aumenta à medida que envelhecemos, especialmente entre as mulheres: A doença cardíaca é o seu assassino número um; o risco de doença cardíaca aumenta durante a menopausa. A boa notícia é que você pode reduzir drasticamente o risco com mudanças no estilo de vida. 

"Se você não está se exercitando, precisa começar", diz Nieca Goldberg, MD, cardiologista da NYU Langone Mediacal Center. "Após a menopausa, você se torna mais resistente à insulina, então você precisa mudar de carboidratos e açúcar." 

Ela sugere seguir a dieta mediterrânea, que enfatiza frutas e legumes, grãos integrais ricos em fibras, peixes oleosos como salmão e nozes, legumes e óleos saudáveis ​​como o azeite. Ter consciência dos sintomas de ataque cardíaco e derrame também é importante e pode salvar sua vida. Nem todo mundo vai sentir dor no peito grave quando tiver um ataque cardíaco, ou dormência súbita, se eles estão tendo um derrame.

 As mulheres devem estar cientes de que os sintomas de ataque cardíaco para as mulheres são diferentes daqueles experimentados pelos homens. "Nas mulheres, a tensão associada a um ataque cardíaco pode ocorrer em qualquer lugar - direita ou esquerda ou inferior, o que pode ser confundido com uma dor de estômago", diz o Dr. Goldberg.

Cuidados com a saúde aos 50 anos – Fique com sua memória afiada

Cuidados Com a Saúde aos 50 Anos
O exercício mental - desde aprender uma nova língua ou habilidade até assumir atividades que são mentalmente estimulantes - tem demonstrado fortalecer as redes de células cerebrais e ajudar a preservar as funções mentais, de acordo com o Envelhecimento bem - sucedido e seu cérebro.  O livro compara o cérebro envelhecido a um bom vinho; À medida que envelhecemos, as habilidades adquiridas em nossa juventude e praticadas ao longo dos anos podem ser as melhores - seja analítica, como acompanhar o mercado de ações ou processuais, como tocar um instrumento musical. Certas tarefas diárias também podem dar um impulso à sua saúde cerebral.


Embora nossa capacidade de acessar as memórias possa diminuir, a boa e velha atividade física também pode ajudar: Descobriu-se que isso melhora a função da memória, de acordo com um estudo publicado no Bristish Journal of Sports Medicine.

 "Esta é uma boa razão para começar a se exercitar nos seus cinquenta anos, mesmo que você nunca tenha feito isso antes", diz Suzuki. "Enquanto o exercício não vai curar a doença de Alzheimer ou demência, apenas uma única luta pode ajudar a focar sua atenção."

Cuidados com a saúde aos 50 anos - Levar a sério sua dieta

Cuidados Com a Saúde aos 50 Anos
Uma vez que você atingiu seus 50 anos, é hora de chegar a um acordo com o fato de que você não pode mais comer da mesma maneira que você fez nos seus 20 e 30 anos.

 "Muitas pessoas tentam comer como quando eram mais jovens, mas seus níveis de atividade caíram", diz Angel Planells, RDN e porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética. "Eles engordam, se curvam e percebem que têm um pneu no meio da seção, ou vão ao médico e descobrem que têm colesterol alto." 

Para voltar à trilha nutricional e ajudar a perder peso, Planells sugere marcar uma consulta com um nutricionista registrado.

 "Você precisa ter certeza de que não vai ficar aquém na ingestão de fibras e que está recebendo proteína suficiente para alimentar os músculos."

 Junto com a fibra, alguns nutrientes essenciais para o conjunto de 50 anos incluem vitamina D, cálcio, vitamina B-12, ácidos graxos ômega-3, e potássio.


 ”O potássio diminui a pressão sanguínea e o risco de derrame - procure por bananas, batatas, laranjas e laticínios.” 

Também é importante garantir que você se mantenha hidratado, mas livre-se das bebidas açucaradas e salve as calorias , diz Planells. Snacking também pode ajudar a afastar a fome, mas você precisa trocar as batatas fritas, bolo e biscoitos por frutas, legumes e nozes. Outras sugestões que podem ajudar a controlar o ganho de peso incluem dividir porções ao jantar fora.

 "Quando você come fora, você geralmente é servido duas a três porções de comida", diz Planells. 

Em seguida, melhore sua pele com um Snacking também pode ajudar a afastar a fome, mas você precisa trocar as batatas fritas, bolo e biscoitos por frutas, legumes e nozes. Outras sugestões que podem ajudar a controlar o ganho de peso incluem dividir porções ao jantar fora.

 "Quando você come fora, você geralmente é servido duas a três porções de comida", diz Planells. 

Em seguida, melhore sua pele com um Snacking também pode ajudar a afastar a fome, mas você precisa trocar as batatas fritas, bolo e biscoitos por frutas, legumes e nozes. Outras sugestões que podem ajudar a controlar o ganho de peso incluem dividir porções ao jantar fora. 

"Quando você come fora, você geralmente é servido duas a três porções de comida", diz Planells. 


Em seguida, melhore sua pele com uma rotina de cuidados com a pele para mulheres na faixa dos 50 anos .

Leia Também:


Postar um comentário

0 Comentários